Portal do Governo Cidadão.SP Invest SP
 
SSP-SP Polícia Civíl Polícia Militar Detran
 
SPTC - SUPERINTENDÊNCIA IC - INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA IML - INSTITUTO MÉDICO LEGAL
 
     
 
BEC
Folha de Pagamento
Poupa Tempo
Procon
Dúvidas
Concursos
Licitações
Denúncias
Organograma SPTC
Galeria de Fotos
Solicitação Eletrônica de Pericias
Solicitação 2a Via de Laudos
 
SSP-SP
Polícia Civíl
Polícia Militar
Detran
Conseg
Organograma SSP
 
Imprensa Oficial
e-Diário Oficial
PUBNet
D.O. Online
 
HISTÓRICO
DESCRITIVO INSTITUCIONAL
UNIDADES

A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) foi criada em 1998, pelo então governador Mário Covas, para administrar as perícias criminalísticas e médico-legais realizadas em todo o Estado de São Paulo. Sua função é auxiliar a Polícia Civil e o Sistema Judiciário.

 A SPTC foi regulamentada pela Lei Estadual 756, de 1994, e teve sua estrutura organizacional disposta no Decreto 42.847, de 9 de Fevereiro de 1998. Ela é responsável pela coordenação dos trabalhos do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal, editando normas, ações conjuntas e implementando políticas de atendimento à população.

 A Superintendência da Polícia Técnico-Científica está subordinada diretamente à Secretaria de Segurança Pública, trabalhando em estreita cooperação com as Polícias Civil e Militar, além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Antes da criação da SPTC, a Polícia Civil era a responsável pelo Instituto de Criminalística, fundado em 1924 com o nome de Delegacia de Técnica Policial. A mesma situação ocorria com o Instituto Médico Legal, criado em 1886 como Serviço Médico Policial da Capital, permanecendo até hoje o órgão técnico mais antigo da Polícia.

A Polícia Científica é dirigida por um Superintendente (cargo exclusivo de peritos, seja Perito Criminal, ou Médico-Legista)e atua em todo o território do Estado de São Paulo.

A Polícia Técnico-Científica é especializada em produzir a prova técnica (ou prova pericial), por meio da análise científica de vestígios produzidos e deixados durante a prática de delitos.

O conjunto dos elementos materiais relacionados com a infração penal, minuciosamente estudados por profissionais especializados, permite provar a ocorrência de um crime, determinando de que forma este ocorreu. Quando possível e necessário, o laudo pericial identificará todas as partes envolvidas (vítima, criminoso e outras pessoas que de alguma forma tenham relação com o delito).

A prova pericial é indispensável nos crimes que deixam vestígio. Mesmo com a confissão do criminoso que cometeu o delito, ela é a principal fonte da Justiça no estabelecimento de sanções, penas e indenizações.

Atualmente, a Superintendência da Polícia Técnico-Científica é dirigida pela perita criminal Dra. Norma Sueli Bonaccorso, enquanto que o Instituto Médico Legal é dirigido pelo médico legista Dr. Ricardo Kirche Cristofi.
 


 
  [06/06/2013]
A Ciência a serviço da Justiça-12 anosa
 
  [06/06/2013]
SPTC02a
 
  [06/06/2013]
SPTCa
 










 
     
SERVIÇOS

- BEC
- Folha de Pagamento
- Poupa Tempo
- Procon
- Dúvidas
- Concursos
- Licitações
- Denúncias
- Organograma SPTC

SSP-SP

- SSP - SP

- Polícia Civíl
- Polícia Militar
- Detran
- Conseg
- Organograma SSP
IMPRENSA OFICIAL

- Imprensa Oficial

- e-Diário Oficial
- PUBNet
- DO Online
SPTC - SUPERINTENDÊNCIA

IC - INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA

IML - INSTITUTO MÉDICO LEGAL

FALE CONOSCO
Superintendência da Policia Técnico- Científica do Estado de São Paulo
Rua Moncorvo Filho, 410 – Butantã CEP 05507-060 – São Paulo – SP - Telefone: (11) 3811-7000